Neste sábado, 18 de Junho, a redação do Portal Bomjê Notícias esteve visitando a Feira Livre, na Beira rio, em Bom Jesus do Itabapoana.
A Feira Livre acontece há muitos anos no município, aos sábados, das 07h às 12h.
Percorrendo pela rua da Feira observamos o mau estado de conservação das barracas.
Verificamos também que o galpão utilizado para o armazenamento das barracas encontra-se em situação precária.
Além do mais, o banheiro do galpão, que é utilizado pelos feirantes, está em péssimas condições de uso.
Segundo informações, o galpão é alugado pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Maurício Zanon, alega não dispor de recursos financeiros para reforma do espaço.
No galpão encontramos diversas barracas armazenadas, porém sem condições de uso devido à falta de manutenção.
O local vem sido alvo de furtos constantes, pois não oferece nenhum tipo de segurança.
Os ladrões conseguem entrar no local pela parede da frente, tendo em vista que a Porta RollUp está estragada e não funciona.
Desta maneira, qualquer pessoa mau intencionada facilmente consegue ter acesso ao local.
O galpão está em estado de verdadeiro abandono.
O local está sujo, sem iluminação e com banheiros precários. Nos fundos, há diversos entulhos e faltam telhas no teto.
De acordo com informações, cada feirante paga uma taxa de R$ 10,00 semanais para que funcionários RPA's da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana montem e desmontem as barracas na Feira Livre.
Segundo levantamento feito pela redação do Portal Bomjê Notícias, as barracas que são utilizadas na Feira Livre do município foram doadas à Associação dos Comerciantes da Feira Livre pela gestão da ex-prefeita, Branca Motta.
Durante sua gestão, quando as barracas precisavam de manutenção eram levadas à Secretaria Municipal de Obras para os devidos reparos.
Há alguns anos, as manutenções não são feitas.
Os forros das barracas estão em péssimas condições, necessitando urgentemente serem trocados.
A Feira Livre de Bom Jesus do Itabapoana, na Beira rio, clama por socorro!
Enquanto isso, a Feira Orgânica de Bom Jesus do Itabapoana, na Pracinha da Bíblia, é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos e divulgada na página oficial do Facebook da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.
A Feira Livre da Beira rio que deveria ser considerada um patrimônio cultural imaterial do município está sucumbindo por falta de apoio do Poder Público.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos necessita urgentemente promover a substituição das barracas da Feira Livre da Beira rio e oferecer condições dignas de trabalho para os feirantes.
Tendo em vista, que o galpão para armazenamento das barracas encontra-se em péssimo estado de conservação, caso o imóvel seja mesmo alugado pela Prefeitura, o Poder Público deveria alugar outro espaço com condições adequadas para atender aos feirantes.
Além do mais, a Feira Livre da Beira Rio também deveria ser divulgada pela página oficial do Facebook da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.
O Conteúdo do BOMJENOTICIAS.COM.BR é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei