Outubro Rosa: Mês da Prevenção do Câncer de Mama Outubro Rosa: Mês da Prevenção do Câncer de Mama

Outubro Rosa: Mês da Prevenção do Câncer de Mama


O objetivo da campanha é divulgar informações sobre o câncer de mama e enfatizar as recomendação do Ministério da Saúde sobre a prevenção, a importância do diagnóstico precoce e o rastreamento da doença. 
Quanto mais cedo for a descoberta do câncer de mama, maiores as chances de cura.
O câncer de mama não é originado por uma causa específica. 
Segundo o INCA, diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Veja os exames usados para o diagnóstico do câncer de mama — e quando eles precisam ser feitos.
1) Autoexame: Conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para a detecção precoce do câncer de mama. Ao palpar e observar as mamas, a mulher pode perceber alterações.
2) Exame clínico: O exame clínico é feito pelo ginecologista e/ou mastologista, que palpa as mamas e axilas para verificar alterações. Por isso, as consultas anuais de rotina são importantes.
3) Exames de sangue: A análise dos marcadores tumorais, que são exames de sangue, não servem para diagnóstico mas sim para seguimento das pacientes sabidamente com câncer de mama.
4) Mamografia: A mamografia é o exame primordial para o rastreio do câncer de mama. Ela consiste em uma radiografia das mamas — o que permite visualizar nódulos e calcificações, mesmo antes de serem sentidos no autoexame.
5) Ultrassonografia das mamas: A ultrassonografia das mamas é um exame complementar à mamografia. É utilizada para caracterização dos nódulos (benignos e/ou malignos) e avaliação dos cistos (conteúdo líquido). Tem utilidade também para guiar biopsias e punções.
6) Ressonância magnética: A ressonância magnética é solicitada quando há alterações nos exames de mamografia e ultrassonografia em casos específicos. Não é um exame de rastreio!
7) Biópsia das mamas: A biópsia é recomendada quando se encontra nódulos suspeitos nos exames de rotina. Caracteriza-se pela retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise histológica com o objetivo de verificar a presença de células malignas. As biopsias podem ser guiadas por mamografia ou ultrassonografia.

Foto: Angélica Negel Hullen


Bomjê Notícias

Últimas notícias sobre polícia, entretenimento, política, economia, emprego, concursos e esportes no Noroeste Fluminense, no Brasil e no mundo. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem